Converse com seu bebê
abril 16, 2024Livros para bebês
agosto 7, 2024Nas primeiras semanas de vida do bebê, os cuidados essenciais são fundamentais para garantir a saúde e o bem-estar do recém-nascido.
AMAMENTAÇÃO: amamente o bebê em livre demanda – uma média de 8 a 12 vezes em 24 horas. O bebê mama a hora que quiser.
A amamentação livre demanda vai além de dar leite em qualquer sinal de choro. Nela, os pais aprendem a ver os sinais que o bebê dá, quando está com fome – sucção das próprias mãos, agitação entre outros. Este tipo de amamentação é recomendada pela Organização Mundial da Saúde (OMS). Neste tipo de amamentação, todas as necessidades do bebê são respeitadas.
Outra coisa importante, é certificar-se de que o bebê está bem posicionado e com a pega correta para evitar dores e rachaduras nos seios.
TROCA DE FRALDAS: troque a fralda frequentemente para evitar assaduras, geralmente após cada mamada ou quando estiver suja.
Faça a higiene com água morna e algodão ou lenços umedecidos específicos para bebês.
Lava as mãos antes e depois de trocar a fralda.
CUIDE DO UMBIGO: o coto umbilical deve ser limpo com um cotonete e álcool a 70% (vendido em farmácias) em todas as trocas de fralda e deixá-lo secar naturalmente.
No caso de sujar de cocô ou xixi, limpe-o com água morna e sabão neutro e depois aplique o álcool e deixe secar naturalmente.
Geralmente, ele cai entre o quinto e o décimo quinto dia do nascimento do bebê.
BANHO: separe tudo o que for precisar para o banho pois o bebê NÃO pode ficar sozinho nem um segundo.
Dê banhos diários ou a cada dois dias, utilizando água morna – entre 37°C e 37,5°C. Sugerimos o uso do termômetro para banheira. Feche janelas e portas para evitar correntes de ar. Coloque a banheira sobre uma superfície antiderrapante para não escorregar. Use redinha para banheira para que você e o bebê fiquem mais seguros.
O banho deve durar de 5 a 10 minutos. Enrolar o bebê em uma toalha fralda e aos poucos colocá-lo na água, diminui o choque do contato com a mesma. Com o bebê já na água, vai retirando aos poucos a fralda.
Recomenda-se que a água tenha até 13 cm de profundidade ( mais ou menos 8 dedos). Assim, o bebê será coberto pela água, se sentirá confortável e sem risco de se afogar.
Molhe o corpo do bebê suavemente, começando pela cabeça. Use uma pequena quantidade de sabonete neutro e xampu específico para bebês.
Segure o bebê com firmeza, mas com suavidade. Apoie a cabeça e o pescoço durante todo o banho.
Limpe os olhos, nariz e orelhas com uma esponja macia ou algodão umedecido. Lembre-se de nunca mergulhar o bebê totalmente na água.
Ao tirar o bebê da água, use uma toalha macia para secar cuidadosamente, prestando atenção especial às dobrinhas e depois o enrole na toalha felpuda para que não sinta frio.
Converse com o bebê durante o banho para tornar o momento mais relaxante.
O banho pode ser um grande aliado na criação da Rotina de Sono do Bebê.
Geralmente, o bebê fica mais calmo e propenso a dormir depois de um banho agradável.
SONO: coloque o bebê para dormir de costas para reduzir o risco de Síndrome de Morte Súbita Infantil.
Mantenha o ambiente tranquilo, escuro e com temperatura adequada. É adequado também, usar luz com sensor para que se o bebê acordar durante a noite no escuro total, não se assuste. Use um berço com colchão firme e sem objetos soltos.
CONFORTO: use roupas confortáveis e 100% algodão para não irritar a pele delicada do seu bebê.
Conforte-o com toques suaves, voz calma e movimentos suaves quando estiver chorando.
Mantenha contato pele a pele, sempre que possível, para fortalecer o vínculo afetivo.
Consulte sempre o pediatra!
Bem-vinda ao mundo da maternidade.
Sinta-se abraçada.
Quer trocar ideias sobre o fantástico mundo dos BEBÊS e CRIANÇAS? Inscreva-se em nossa NEWSLETTER e participe do nosso programa de CashBack!
Venha se encantar em nosso site!