Como lavar as roupinhas do bebê
julho 21, 2021Algumas dicas para a mamãe de primeira viagem
setembro 15, 2021Por que é tão importante?
Golden hour, ou hora dourada, é a primeira hora de vida do bebê.
Antigamente, o recém-nascido era levado para os primeiros cuidados, assim que nascia. Com os avanços das pesquisas perinatais, sabe-se da importância do contato entre o bebê e a mãe, logo na primeira hora de vida.
Esse cuidado vai além de um simples toque ou olhar da mãe para o bebê. O bebê deve ser acolhido no colo da mãe, ter o contato imediato pele a pele e ser amamentado.
O primeiro contato pele a pele, assim como o ato de amamentar, libera hormônios no corpo da mulher. A ocitocina é um deles e é conhecida como o hormônio do amor. E o mais incrível é que o bebê ingere a ocitocina pelo leite materno, reforçando o vínculo entre eles.
Neste contato, o bebê sente o cheiro da mãe, seu calor e esta proximidade ajuda a completar a formação do vínculo entre eles, que começou na gestação.
É importante que após os quinze primeiros minutos, o bebê seja retirado para pesar e realizar o teste Apgar ( a pontuação do teste não tem relação com a Golden Hour ). Demora uns dois minutos e logo o bebê volta para o colo da mãe, ainda envolto em vérnix, sem nenhuma roupa, para mamar o tempo que quiser.
O colostro, o primeiro leite que desce da mãe na primeira hora de vida do bebê, é rico em anticorpos e nutrientes podendo ser considerada a primeira vacina do bebê.
Outro cuidado é o clampeamento tardio do cordão umbilical, isso porque o bebê pode ganhar cerca de 100ml a mais de sangue pelo cordão, caso este seja cortado após o quinto minuto de vida ou após ter parado de pulsar. Este procedimento poderá evitar anemias no bebê.
Estudos mostram que os recém-nascidos que passam pela Golden Hour são mais saudáveis, têm menos riscos de infecções e mais chances de serem amamentados exclusivamente durante os seis primeiros meses de vida.
Outros benefícios:
-o útero tende a se contrair e parar o sangramento
-menor chance de depressão pós-parto
-níveis de estresse para a mãe e bebê diminuem
-redução de riscos de hemorragia pós-parto
-fortalecimento da imunidade do recém-nascido
É importante lembrar que em casos de procedimentos emergenciais, estes procedimentos não devem ser adiados par que o bebê permaneça com mãe.
Elabore seu Plano de Parto para que os profissionais envolvidos saibam das vontades da mãe. É importante que o Plano seja elaborado sob a supervisão de um profissional capacitado e assinado pela mãe, obstetra e pediatra.
Informe-se sobre a aceitação deste Plano de Parto na Maternidade de sua escolha.
Bem-vinda ao Mundo da Maternidade.
Sinta-se abraçada.
Quer trocar ideias sobre o fantástico mundo dos BEBÊS e CRIANÇAS? Inscreva-se em nossa NEWSLETTER e ganhe 10% de desconto na sua PRIMEIRA COMPRA!